Projeto “EDUCAÇÃO & CIDADANIA”


Este projeto foi concebido para contribuir com instituições e grupos que trabalham por uma nova cultura social e política, comprometida com o respeito à Democracia e com a construção da Cidadania.

O objetivo fundamental é o aprimoramento das práticas sociais e pedagógicas, através da reflexão de temáticas ligadas ao cotidiano de lideranças sociais, instituições públicas e educadores. Nossa metodologia consiste em levar contribuições, mas principalmente extrair do concreto novas propostas para a superação dos atuais desafios nos campos da Ação Social e da Educação. O trabalho se dá através da promoção de encontros, seminários, cursos e consultorias específicas.
O reconhecimento dos novos desafios é condição para produzir o NOVO.
Nos encontros, seminários e cursos, organizados a partir do levantamento das demandas locais, utilizamos técnicas e recursos que possibilitam a produção do grupo participante de forma lúdica e prazerosa, tais como:
- vídeo;
- dinâmicas de grupo;
- debates;
- teatro-fórum;
- técnica das cartelas;
- textos e referências bibliográficas.

O projeto possui duas atividades básicas, apresentadas abaixo, a partir das quais procura se adaptar para levar suas contribuições:


I – SEMINÁRIO “Movimentos Sociais: Novos desafios; novas perspectivas”


• OBJETIVO

Favorecer a emergência do debate dos movimentos sociais e suas implicações para o desenvolvimento de novas propostas e perspectivas em parcerias entre si ou com os poderes públicos.

• APRESENTAÇÃO

Nas últimas décadas, com o avanço da democracia, têm-se instituído novos espaços de participação nas diversas instâncias do poder – conquista de uma luta histórica dos movimentos sociais!
Paradoxalmente, estes espaços de participação vêm enfrentando um grande obstáculo, caracterizado pela dificuldade de interlocução entre organizações civis, conselhos e população em geral, de um lado, e governantes de outro, determinado pelo despreparo dos primeiros e manobras para perpetuação do “status-quo” do segundo, decorrendo daí, a manutenção de relações autoritárias.
Neste momento ímpar de nossa História, faz-se necessária a eclosão do debate acerca destas questões, que promova reflexões das práticas dos movimentos sociais e das instituições, na perspectiva da abertura para a construção do novo nesta incansável busca de maior justiça social.

• PÚBLICO ALVO

Lideranças sociais, assessores(as) e servidores(as) de órgãos públicos que têm por objeto desenvolver ações que envolvem relacionamento com os movimentos sociais, mandatos do legislativo, estudantes, pesquisadores e professores.

• ÁREAS DE INTERVENÇÃO

Organizações governamentais e não-governamentais; conselhos; instituições de caráter público e privado; movimentos populares e comunitários.

• FORMA DE ORGANIZAÇÃO

O INAPP organiza o Seminário a partir de demandas formuladas por grupos e/ou instituições, na localidade dos interessados ou em Belo Horizonte.
O Seminário está organizado com carga horária de 16 (dezesseis) horas, podendo sofrer adaptações, atendendo às diversas realidades dos grupos/instituições.

• CONTEÚDOS:

1º PARTE

Breve histórico dos Movimentos Sociais no Brasil.

· Movimentos sociais brasileiros de origem anarquista, marxista e populares;
· Movimentos sociais urbanos;
· Movimento sindical;
· A crise dos movimentos sociais e a ascensão do Neoliberalismo.

2º PARTE

As formas do desejo no campo social:
Uma visão institucionalizada

· De meros expectadores a atores;
· Normas, valores e inovações no campo das relações interpessoais e intergrupais;
· Construção das identidades individuais e coletivas no campo social;
· Auto-gestão e auto-análise.

3º PARTE

Movimentos Sociais e Políticas Públicas.

· Do discurso reivindicativo a propostas de parcerias e co-gestão;
· Partidos políticos, movimentos sociais e processos eleitorais;
· Autonomia e cooptação na relação dos movimentos sociais e poder instituído
· Políticas sociais, conselhos e movimentos sociais.

4º PARTE

A Pedagogia da Participação Popular.

· Participação popular e a relação poder instituído;
· A intencionalidade educativa dos processos políticos globais e o imediatismo;
· A cultura política autoritária e a cultura política democrática.

OFICINAS:

Reinventando o Lúdico e Outras Formas de
Expressão nas Práticas Profissionais e Formativas

· Musicalidade;
· Teatro;
· Literatura e Poesia;
· Expressão Corporal.

• COORDENAÇÃO:

Equipe multidisciplinar, composta de profissionais das áreas de educação, Ciências Sociais, Psicologia e Serviço Social.




II – “Construindo uma Proposta Político-Pedagógica para a
Educação nos Municípios”


• OBJETIVO GERAL:

Proporcionar um processo de reflexão sobre a política educacional no município.

• OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Criar um momento destinado ao debate entre equipe coordenadora e educadores sobre os desafios locais da Educação;
- Oferecer oportunidade para que educadores tomem contato com algumas das propostas pedagógicas hoje em debate no país;
- Propiciar uma maior integração entre os profissionais da Educação Municipal;
- Trocar informações e experiências sobre práticas pedagógicas de outros Municípios do país.

• PÚBLICO-ALVO:

Equipe de coordenação e educadores da rede municipal de Educação.

• PERÍODO:

Uma semana (05 dias), em seu município.

• METODOLOGIA:

Nos encontros organizados a partir do levantamento das demandas locais, utilizamos técnicas e recursos que possibilitam a produção do grupo participante de forma lúdica e prazerosa, tais como:

- vídeo;
- dinâmicas de grupo;
- debates;
- teatro-fórum;
- técnica das cartelas;
- textos e referências bibliográficas.

• TEMAS ABORDADOS:

- Diagnóstico da Rede de Educação no Município;
- Democracia, Município e Cidadania;
- Processo de Construção da Proposta Político-Pedagógica do Município;
- Relação Família e Escola;
- Planejamento Estratégico e Gestão Educacional;
- LDB e suas Implicações na Realidade Educacional do Município;
- Gestão do FUNDEF / FUNDEB.

• EQUIPE:

Profissionais especialistas e mestres em Educação, com experiência em gestão pública municipal.

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